Porque é que Deus fez os Homens?
Porque deve ser muito chato jantar sozinho.
A nossa presença, admitamos, é "fútil". O universo, a terra, a vida existem e continuarão a existir quer estejamos cá, quer não (talvez até melhor sem nós).
Mas não haverá universo, nem terra, nem vida se não houver testemunhas, se não houver observadores, se não houver nem que seja uma única consciência-consciente daquilo que é.
Se todos os olhos se fechassem hoje, todo o universo mergulharia na escuridão.
Deve ser muito chato jantar sozinho?!
Sim, deve ser muito chato preparar um belíssimo banquete e depois saboreá-lo sozinho. Deve ser muito chato criar saborosos manjares e não ter a quem passar essa sabedoria. Deve ser chato sim.
Certamente Deus não fez o universo para nós. Mas com certeza fez-nos para que pudessemos testemunhar a Obra. Deu-nos a Consciência para pensá-la, para inquiri-la, para discuti-la, para recriá-la e, inclusive, para a negarmos ou destruirmos, se quisermos.
Deus sentou-nos à mesa e deixou-nos à vontade para gostar ou detestar.
Ontem, ao jantar, a propósito da refeição e do quanto o meu filho detesta peixe, eu dizia o que dizem todos os pais e que aos filhos pouco interessa: "Há meninos que não têm nada para comer..."
Então ele interpelou-me. "Mas se Deus é bom , então porque não faz com que todos tenham tudo?", perguntou.
Respondi-lhe que se Deus fizesse isso estaria a escolher por nós o que é bom e o que é mau (para nós). Que deus fez-nos livres para escolher que rumo queremos dar à vida, à de cada um e de todos nós.
O Observatório voltou a nomear o Soukha, enquanto blog que faz pensar.
Aproveito para dizer que é bom, que seria muito chato pensar sozinha!
Os blogs que me fazem pensar estão, como já disse, na lista de links, aqui ao lado.
Há mais com certeza. Muitos.
Deixo 5 links para alguns, recentes (para mim), com os quais também faço a minha refeição:
aviso à navegação: se me voltarem a nomear, faço como uma marca de detergente para a máquina da loiça e lanço o prémio "tudo em um"...