19 fevereiro, 2008

disciplina



"Aprendi, graças a uma amarga experiência, a única suprema lição: controlar a ira. E do mesmo modo que o calor conservado se transforma em energia, assim a nossa ira controlada pode transformar-se em uma função capaz de mover o mundo. Não é que eu não me ire ou perca o controle. O que eu não dou é campo à ira. Cultivo a paciência e a mansidão e, de uma maneira geral, consigo. Mas quando a ira me assalta, limito-me a controlá-la. Como consigo? É um hábito que cada um deve adquirir e cultivar com uma prática assídua"

Mahatma Gandhi

5 comentários:

teresa g. disse...

Sabes que o significado da palavra sânscrita que deu origem à palavra yoga é também jugo-domíneo? Eu sempre preferia o significado de ligar, re-integrar, mas este texto deixa claro que este também é yoga!

Beijos

Pepe Luigi disse...

Não há dúvida que esta é uma das muitas dissertações de M.Gandhi que poderiamos procurar interiorizar, apesar de requerer muito domínio pessoal, auto-estima e o necessário auto-controle.
Desejo-lhe um de correr de uma boa semana.

Divinius disse...

Para ti tb :)*

greentea disse...

pois bem deviamos aprender com Gandhi a controlar a nossa ira e a saber aplicá-la da melhor forma !
Tenho saudades de outros tempos , mas tb não tenho tido muito tempo para o blog e visitar/responder todos aqueles que gostaria,

Um dia BOM . Beijinhos

alexandrecastro disse...

depois do que li preciso de um workshop com o Ghandhi...!
beijinho