08 maio, 2007

Denúncia

Recebi esta denúncia por e-mail, a qual reproduzo na integra.



No dia 27 de Março de 2007 foram abatidos indiscriminadamente 16 cães que estavam no Canil Municipal de Beja. O que me leva a denunciar esta triste ocorrência é um conjunto de situações que descambou neste triste fim.

Os animais errantes do concelho de Beja são capturados e levados para o canil municipal que se divide num canil exterior com cerca de 3 por 7m e um edifício comquatro levas que, por sua vez estão divididas em boxes de 80 por 80cm.

Durante meses, os animais capturados foram "empilhados" dentro do espaço exterior (provavelmente porque é mais fácil limpar um canil exterior dos quevários interiores).
Cadelas com cio misturadas com vários machos (inevitavelmente acabaram por parir ali mesmo - uma das cadelas foi morta pelos outros animais devido ao cheiro a sangue do parto recente); cachorros misturados com animais doentes.

Por várias vezes esta foi situação reportada pessoalmente no gabinete do Pelouro responsável. Foi feito envio de fotos por email mas a situação manteve-se.

Chegou ao ponto de o nº de animais dentro do canil exterior de 3 por 7m ascender a 30.O animais nem tinha espaço para mexer-se. O Cantinho dos Animais de Beja, cujo canil está alojado paredes-meia com o Canil Municipal (o terreno pertence à Autarquia) disponibilizou-se a, em conjunto com as duas associações estrangeiras (uma sueca eoutra alemã) tirar fotos dos animais e a tentar encontrar donos para os mesmos, inclusive, em detrimento dos animais da Associação, tal não era a situação precária em que se encontravam.



Isto passou-se entre 20 a 22 deste mês. Tínhamos já agendado a data para tirar fotos e fazer análises ao sangue (sem qualquer custo a imputar àCâmara!) quando, na sequência de contacto com o encarregado do Canil, o sr. informa que já não tínhamos autorização para tirar as fotos. De imediato contactou-se pessoalmente o Pelouro e foi-nos confirmada a não-autorização mas que, em alternativa, um funcionário da Câmara iria fazê-lo.

Embora a situação fosse caricata aceitou-se a decisão. O referido funcionário tirou fotos a apenas 18 animais, sem dúvida os que teriam melhor aspecto.
O fim dos outros ficou determinado a 27 de Março quando, sem pré-aviso algum, a Veterinária Municipal, fazendo-se acompanhar de um auxiliar, dirigiu-se às instalações para abater todos os seus ocupantes. O funcionário da associação, que há muitos anos conhece o procedimento de tratamento e abate da Veterinária Municipal intercedeu junto da mesma para que não continuasse, ao que foi ameaçado com a pessoa do Vereador e a Polícia.

Talvez a forma como o nosso funcionário intercedeu na matança não fosse a melhor, mas é ele quem, dia após dia, testemunha as situações, tendo por várias vezes feito tratamento a alguns animais porque a Veterinária apenas se desloca ao Canil para abater cães vadios ou para vacinar os cães em tempo estipulado pela legislação.

Por várias vezes, vários amigos do Cantinho arcaram com as despesas de eutanásias devido à ausência/incompetência da Veterinária. Ontem o método de abate que foi testemunhado foi o seguinte: a Veterinária e o auxiliar usaram luvas de aço (iguais às usadas nos talhos), colocaram açaimes nos focinhos dos cães e injectaram o produto directamente no coração provocando uma tortura atroz que nem sempre causava a morte (alguns animais ainda estavam vivos enquanto os atiravam para a pilha de cadáveres).



Além das óbvias questões de ética que se levantam, cabe-nos divulgar este tipo de acontecimento para que não se repita no futuro.
Para tal, contamos com o V. apoio para mostrar à Câmara Municipal de Beja a força das associações, agrupamentos e particulares que lutam pelos Direitos dos Animais. Por favor, enviem a V. mensagem de desagrado para geral@cm-beja.pt.
Obrigada

Como podem ter reparado, o único email que surge no site da Câmara Municipal de Beja é generalista – e não chega a existir qualquer confirmação de recepção de emails (a desculpa sempre é que existe qualquer problema com o servidor).

Assim, venho solicitar-vos, caros amigos e companheiros de luta e ideais a, mais uma vez, demonstrarem o vosso desagrado/raiva/tristeza/etc mas através de carta para a seguinte morada:

a/c Presidente da Câmara Dr. Francisco Santos
Câmara Municipal- Praça de República7800-427 Beja

ou

a/c Vereador Miguel Ramalho
Câmara Municipal- Praça de República 7800-427 Beja


Lista de endereços de e-mail de instituições e orgãos de comunicação social
onde podemos dar a conhecer a situação:

mailto:pm.gov.ptgeral@cm-beja.pt
geral@cm-beja.pt
direccao@correiomanha.pt
reportagem@correiomanha.pt
geral@correiomanha
sandralopes@correiomanha.pt
ruisantos@correiomanha.pt
raquelpinto@correiomanha.pt
ptadeu@24horas.com.pt
olga.lobo@24horas.com.pt
osverdes@mail.telepac.pt
mailto:esquerda@esquerda.net
cds-pp@cds.pt
psdbeja@iol.pt
geral@psdlisboa.org
mailto:mportal@ps.pt
Correio.Geral@ar.parlamento.pt;
mailto:mgp_psd@psd.parlamento.pt
gp_pcp@pcp.parlamento.pt
gp_pp@pp.parlamento.pt
mailto:blocoar@ar.parlamento.pt
PEV.correio@pev.parlamento.pt
pm@pm.gov.pt

28 comentários:

Teresa Durães disse...

já enviei
:((((((

o dia ficou com menos sol :((((

sa.ra disse...

enfim...

todos os dias são dias para lementar a crueldade humana, porque todos os dias acontecem coisas assim!

mas de nada vale reagir!
vamos AGIR!

nós somos capazes!
sei que somos!

beijinho Teresa!
obrigada!

Teresa Durães disse...

os cães agradecem, acima de tudo.

nikonman disse...

O Grupo Municipal do PSD enviou em 23 de Abril um requerimento à Câmara Municipal de Beja para esclarecimento desta situação. A resposta tarda em chegar.
Teremos que accionar outras ferramentas.

greentea disse...

ENTREI EM CASA , SO O TEMPO DE VER ESTE HORROR!!!
tENHO AINDA DE SAIR DE NOVO PARA UMA REUNIAO , MAS CHEGUE A QUE HORAS CHEGAR EU DIVULGO E VOU PASSAR ESTA ATROCIDADE!!

NÃO TENHO PALAVRAS, SA.RA

bettips disse...

Essas pessoas existem? Essa mulher veterinária dirá que cumpre ordens? Eu fico num espanto porque acho que "certas" coisas são feitas por "certas" pessoas que são capazes delas. E faço paralelo com outras "pequenas" maldades feitas por "pessoas de bem". Não é um emprego, isso: é ser selvagem, podre, carniceira, sombria, sem sentimentos. O que irá lá por dentro dessa pessoa? E os que à volta sabem? ...?

Magri disse...

Já escrevi à Câmara de Beja, manifestando a minha indignação.
Espero que muitos outros o façam.
Bem hajas pela denúncia.
Bjs.

greentea disse...

esta noite, já bem tarde fiz o post e divulguei tanto quanto pude esta denuncia e esta mulher horrivel
mas não consegui colocar os links/mails , pois dava-me erro e tive de os retirar.

Qiue cenas destas não mais se repitam e q de uma vez por todas seja publicada legislação sobre o abandono e maus tratos de animais

Avusa disse...

sa.ra, vai a "http://translate.google.com/translate_t", coloca o teu url (endereço do teu blog) no sítio onde diz "Translate a Web Page" e escolhe o idioma.

besitos

teresa g. disse...

O pior pode ser ainda os casos que não se sabem por esse país fora. A legislação devia ser mais apertada (e cumprida) para não permitir sequer que os animais sejam abandonados, que é a causa primeira deste tipo de coisas. Mas essas são outras frentes de batalha, não é?

Beijinhos

MariaCareto disse...

consta por aí à boca pequena q já escolheram novo sítio p abate dos pobres cães

parece q é perto do aterro sanitário

quanto maisl longe da vista mais longe do coração?

será que o crime vai continuar impune?

serão os nossos autarcas e quem trabalha para eles tão intocáveis?

oceanus disse...

Que barbaridade!
Não podemos ficar indiferentes a esta monstruosidade.
Até quando haverá crimes como este?

Conta com o meu apoio.

Oceanus

as velas ardem ate ao fim disse...

Já enviei.

sabes nem consigo dizer nada perante essa gente que é escumalha.

bjos

greentea disse...

por onde andas ???

é preciso evitar qu outro massacre aconteça

é preciso deenunciar ao PM . à Assembleia da Republica ou até mesmo à Dra Maria Barrosa, advogada das causas impossiveis....

Rafeiro Perfumado disse...

Olá, Sara. Vim aqui para por intermédio da Greentea. Queria dar-te os meus parabéns por teres iniciado esta denúncia. Todos não seremos demais para tentar fazer alguma coisa para tentar, pelo menos, evitar que esta situação se prolongue no tempo.

Os meus cumprimentos.

Jorge P. Guedes disse...

Boa tarde:

Como amigo dos animais e ser humano que não gosta de violência, e muito menos bárbara, revoltei-me com a situação de que tomei conhecimento através da amiga Isabel (Greentea).

Esta mesma tarde, e levado por pessoa amiga altamente colocada numa estação de TV, fiz chegar ao editor-chefe dessa TV a denúncia aqui feita no "soukha", após o mesmo me ter contactado via telefone para que eu lhe pudesse fornecer mais dados sobre o assunto.

Aguardemos que a estação de televisão que contactei possa fazer
algo para que a matança tenha um ponto final e seja dada aos bichos a dignidade que merecem.
Solicitei ainda que, se algum apontamento de reportagem vier a efectuar-se, o favor de me avisarem da data da sua emissão.
Resta-me aguardar que estas démarches tenham sucesso.

Um abraço.

Jorge Guedes

www.osinodaaldeia.blogspot.com
jorgegued@gmail.com

chipichipi disse...

Estou horrorizada com o que veio a público! Assassinar animais é doentio! É preciso ter um total desprezo pelo direito á vida!
Não são mais que bárbaros!
Impressionante a falta de respeito demonstrada pela vida. Sim! Vida! Não são humanos, mas têm sentimentos, sofrem, brincam e mereciam respeito! O que aconteceu não é apenas inadmissível. Foi um acto cobarde e bárbaro!
Indigno de seres humanos que deveriam preservar a vida!

João Filipe Ferreira disse...

venho por este meio dizer que coloquei este texto como foi aqui apresentado no blog luso pros e contrashttp://lusoprosecontras.blogspot.com/ e irei colocar onde puder...incrivel o que se faz a quem devemos estimar por nos acompanharem neste mundo sem sentido!!

espero que n se tenha importado que tenha colocado o texto na integra..mas penso que nada com a cru realidade para as pessoas verem esta maldade

maria inês disse...

enviei e publiquei

bom dia

Comentário disse...

Surpresa!

Anónimo disse...

Que atrocidade!!!

greentea disse...

O CORREIO DA MANHÃ JÁ PUBLICOU A NOTICIA DO MASSACRE

peciscas disse...

Bárbaro!
Neste caso, quem são, verdadeiramente, os animais?

Posts sonoros, por que não?
Vai ouvir...

nikonman disse...

http://pracadarepublica.weblog.com.pt/2007/05/post_32.html

Teresa Durães disse...

se puderes dar um salto ao Voando...

João Barbosa disse...

F***-se! Canalhas!

veritas disse...

Olá!

Deixei no meu espaço um convite para ti!

Bjs. Boa semana.

jorge esteves disse...

Creio que o caso já se tornou público, embora pessoalmente não espere que isso resolva seja o que for.
Um dos mais fieis barometros da civilidade de uma sociedade é a forma como tratam os animais. Quanto a isso, este país é francamente miserável!
O meu abraço pela denúncia.