14 março, 2007

actualidades



“O verdadeiro poeta compreende a natureza melhor do que o cientista.”

Friedrich von Hardenberg (1772-1801), mais conhecido sob o nome de Novalis, foi um dos incomparáveis representantes do Romantismo alemão. Proveniente do pré-romantismo da escola de Iena, esta corrente de pensamento, espiritual e social, surgiu no fim do século XVIII e exerce, ainda nos dias atuais, uma importante influência cultural.A Flor Azul, frequentemente evocada, é o seu símbolo. É preciso saber que essa flor é emprestada do simbolismo alquímico, e que a vida e a obra de Novalis foram profundamente inspiradas pela sabedoria hermética.



"Sonhamos em viajar através do universo. Pois o universo não está em nós? As profundezas de nosso espírito nos são desconhecidas. A via secreta conduz ao interior. Em nós, e em nenhum outro lugar, está a eternidade com seus mundos, o passado e o futuro."
"Bem-aventurado aquele que se tornou sábio que já não especula sobre o mundo e busca em si mesmo a Pedra da Sabedoria eterna. Somente o sapiente é digno de ser adepto – ele transmuta tudo em vida e ouro, sem precisar de elixires. A retorta sagrada nele exala – o rei presente nele está – Délfos também; e finalmente ele compreende: "Conhece-te a ti mesmo". Novalis

"O homem sapiente (isto é, que sabe) tornou-se, ele mesmo, a retorta alquímica. Novalis mostra que os processos alquímicos são estágios do autoconhecimento, processos de depuração e purificação no interior da alma".
Roder, F., Novalis, Die Verwandlung des Menschen

"É falta de génio e de perspicácia separarem-se as ciências umas das outras. Nós devemos as maiores verdades de hoje às combinações entre os elementos, até agora separados, da ciência total".
Novalis

É tempo de ligar todas as partes! É tempo de integrar Tudo. Estamos finalmente em condições de fazê-lo, não num organismo plano que dilui as diferenças, mas neste grande organismo que é a Humanidade e neste superorganismo que é a Terra. As partes inteiras que constituem áreas de conhecimentos aparentemente diferentes, podem finalmente estender-se, indo além de si mesmas... e incluir outras de modo a integrar Tudo. O corpo é Um só! Do micro para o macro e do macro para o micro, não há nada de novo debaixo deste Céu! O conhecimento é Um.

9 comentários:

greentea disse...

sem dúvida o conhecimento é UM!!

sem mais palavras , para este excelente e oportuno post


tEM UM BOM DIA. bEIJOS PARA TI

Teresa Durães disse...

hum... eu sou poeta logo....?

:)


beijocas!

sa.ra disse...

Logo, é isso Teresa!
tens dúvidas?!

beijinhos
tem um dia muito feliz!

Avusa disse...

muitas flores azuis para ti amiga...

teresa g. disse...

É tempo de fazer a viagem mais longa! A mais difícil ou a mais fácil?!

Bom caminho para ti!
;)

Beijinhos

naoseiquenome usar disse...

Difícil, difícil, é chegarmos até nós próprios, ao nosso interior. e... compreendermos-nos... e aceitarmo-nos.

(essa tarefa é tão mais fácil quando se trata dos outros... :( .... )

Boa noite.

(NSQNU/Antonieta)

sa.ra disse...

é verdade, nãoseiquenome usar!

mas estamos todos a concorrer para isso, seja através da filosofia actual, da psicologia, da antropologia ou da biogenética - estamos todos a tentar chegar ao núcleo!

é díficil, assutador também, mas se não chegarmos a nós próprios, se não nos enterdermos, se não nos aceitarmos primeiro a nós, como poderemos MESMO fazer isso com os outros, pelo outros!

as relações humanas são a nossa mais fascinete mas também mais díficil arena!
mas com vontade, determinação, humildade, entrega, sei, é possível!

:)

beijinhos!
dia muito feliz!

sa.ra disse...

Olá jardineira!

é tão simples quanto difícil e complexo!
ultrapassadas as primeiras barreiras, as coisas tornam-se mais entendíveis... e depois, parece que erta tão simples... que estva diente dos nossos olhos, não é?

beijocas
dia muito feliz!

ॐ Hanah ॐ disse...

lindos textos....

bom para gente conectar quando tá meio lá meio cá... rs

Tomara que consigas acessar o planeta....

boa semana querida....

beijin