Nos artrópodes (insectos, etc) existe um exosqueleto que lhes serve de protecção para os frágeis orgãos internos, suporte para os músculos, e manutenção do nível de água no corpo. É um mecanismo da natureza muito resistente contra predadores e choques, num mundo densamente grande e perigoso. Contudo, o exosqueleto configura-se como factor muito limitante ao crescimento dos animais, pelo que precisam de realizar a «ecdise», o processo no qual o animal deixa o seu exosqueleto para aumentar de tamanho. Acontece, por vezes, também, uma mudança da forma durante a muda, a que se chama metamorfose. Se não fossem estes processos evolutivos, o exosqueleto seria como uma jaula - protegeria o animal do exterior, mas não permitiria a liberdade do seu crescimento, e ele definharia.
Toda uma metáfora humana está contida no exosqueleto dos insectos. E, quando necessário, é obrigatório despi-lo para se conseguir crescer.
Edite, foi um prazer conhecer-te. Agora estou maior, mas ainda vejo a beleza das pedras pequenas de um riacho. E foi isso que nos fez cruzar caminho. Bom resto de vida!
"Farewell now my sister Up ahead there lies your road And your conscience walks beside you It's the best friend you will ever know And the past is now your future It bears witness to your soul Make sure that the love you offer up Does not fall on barren soil."
"És o único responsável pela dualidade. Confrontando-te com as tuas próprias contradições, deixas de afirmar um bem absoluto, frequentemente confundido com o teu interesse pessoal"
9 comentários:
:'(
Olá Edite
Desejo que prossigas os teus projectos, certo que serão igualmente autênticos como foi o Soukha.Obrigado.
Um abraço
Tenho pena, mas... Obrigada pela amizade e pela Luz!
Abraço grande
Um pequeno pardal sorri.
Humilde como o são os pardais.
Presentes em todos os sítios.
Da memória.
Da cidade. Humanizando-a.
***
Bjinho
oh. fiquei triste
Nos artrópodes (insectos, etc) existe um exosqueleto que lhes serve de protecção para os frágeis orgãos internos, suporte para os músculos, e manutenção do nível de água no corpo. É um mecanismo da natureza muito resistente contra predadores e choques, num mundo densamente grande e perigoso.
Contudo, o exosqueleto configura-se como factor muito limitante ao crescimento dos animais, pelo que precisam de realizar a «ecdise», o processo no qual o animal deixa o seu exosqueleto para aumentar de tamanho. Acontece, por vezes, também, uma mudança da forma durante a muda, a que se chama metamorfose. Se não fossem estes processos evolutivos, o exosqueleto seria como uma jaula - protegeria o animal do exterior, mas não permitiria a liberdade do seu crescimento, e ele definharia.
Toda uma metáfora humana está contida no exosqueleto dos insectos. E, quando necessário, é obrigatório despi-lo para se conseguir crescer.
Edite, foi um prazer conhecer-te. Agora estou maior, mas ainda vejo a beleza das pedras pequenas de um riacho. E foi isso que nos fez cruzar caminho. Bom resto de vida!
(nada termina, tudo se renova)
"Farewell now my sister
Up ahead there lies your road
And your conscience walks beside you
It's the best friend you will ever know
And the past is now your future
It bears witness to your soul
Make sure that the love you offer up
Does not fall on barren soil."
segue o teu caminho, tal como eu segui o meu. Foi bom conhecer-te!
beijos
João (Avusa)
Mas tenho saudades, lá isso tenho!
Bjinho a vós.
Enviar um comentário