21 fevereiro, 2006

descubra as diferenças


Identidade » Ser
Personalidade » Estar

Personalidade deriva da palavra pessoa, oriunda do latim, de persona, que significa máscara.
A nossa personalidade flutua, está e deixa de estar sujeita às circunstâncias, experiências, influências, percepções, ideias, crenças, etc.

A identidade, o eu sou é outra coisa, qualquer coisa a ser descoberta, redescoberta, investigada, trazida à superfície, exercida e realizada plenamente. Por baixo da máscara há um eu profundo, mas simples - há o eu. Um animal, uma árvore, uma montanha não têm dilemas de identidade - são apenas o que são, como são; expressam e realizam a sua natureza profunda, com simplicidade. Não há máscaras, nem distorções, nem barreiras. São livres no exercício de ser.

3 comentários:

Nekynho disse...

Já os gregos diziam que mais vale ser do que ter :o)
Buongiorno :o)

greentea disse...

e não temos todos a máscara?
Uma para estar em casa, outra para a rua, para o hospital , para ir ao super, para o trabalho, para sorrir , para chorar, para tentar viver...

sa.ra disse...

acho que temos. não tenho a certeza da vantagem da sua utilização. dos outros não sei... nunca fui feliz com máscaras... não gosto de ter de adivinhar quem está à minha frente.
a verdade é um processo muito mais complexo e simples do que afirmações de frontalidade.
a ausência de máscaras implica destemor - perder o medo de ser julgado, ferido, enganado, rejeitado...
é um assunto para uma vida. é um caminho para trilhar toda a vida. é uma empreendimento de entrega total e ao mesmo para levar a brincar, sem grande pompa!
(de qq maneira desenvolvi o tema, em cima)

beijinhos!
tem um dia feliz